Sistema elétrico dos carros precisa de revisão periódica

Troca de óleo - Agostinho Auto Center
Importância de trocar o óleo do carro no momento certo.
2 de agosto de 2017

Sistema elétrico dos carros precisa de revisão periódica

Revisão Elétrica - Agostinho Auto Center

As panes elétricas são as causas mais comuns de problemas no carro. Isso acontece por conta do uso severo do veículo, como longos engarrafamentos em estradas. A verificação do sistema elétrico deve ser feita regularmente, explica Antônio Gaspar de Oliveira, diretor do Sindirepa-SP, o Sindicato dos Mecânicos de São Paulo. “É ideal que a revisão de todo o sistema seja feita a cada seis meses por conta do uso excessivo dos carros. Com a correria do dia a dia, fica difícil realizar essa avaliação tão periodicamente, então se deve revisar sempre que a bateria concluir um ciclo, que geralmente dura dois anos”.

O alternador é peça-chave nesse sistema. É ele que abastece os componentes eletrônicos quando o motor está em funcionamento. Além disso, produz a energia usada para recarregar a bateria. Portanto, quando o problema está localizado nessa peça, a recarga da bateria fica comprometida, afetando todo o sistema. Fique atento à correia do alternador. Caso ela arrebente, a bateria não irá carregar e, em breve, o veículo irá parar de funcionar. Recomenda-se a revisão da correia a cada 10 mil quilômetros ou seis meses.

Bateria

A bateria é a responsável por alimentar todo o sistema quando o carro está desligado e, por conta disso, pode sofrer panes. Ligar e desligar o motor sucessivamente durante os congestionamentos podem prejudicar a bateria. Aquele hábito de deixar o som ligado com o carro desligado também pode comprometer a bateria. Deve-se evitar deixar luzes, faróis, lanternas e som ligados com o carro parado. Assim, o desperdício de energia é evitado, diminuindo as chances de colapso.

Observar o painel é fundamental para identificar problemas elétricos, observa Gaspar. “O carro fala com o motorista. O motorista que geralmente não entende o que se passa com o veículo. É imprescindível que o condutor fique atento aos sinais luminosos no painel. Sempre que houver um problema elétrico, uma luz vermelha, em formato de bateria, ficará acesa. Esse é o sinal de que algo não está dentro do normal e de que se deve procurar uma auto elétrica” concluiu o especialista.

Créditos: TERRA

1 Comentário

  1. Bateria Moura disse:

    Exatamente o que eu procurava, muito obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *